Imagen post

Geralmente os homens procuram um médico quando há um problema em específico, diferente da mulher que procura seu médico para exames de rotina. É claro que isso não é uma regra para todos os homens, mas é preciso se atentar a isso e sempre buscar se cuidar, e assim evitar problemas de saúde.

No geral, além de fazer exames de rotina, deve-se ir a uma consulta com um urologista sempre que apresentar sintomas que envolvam o sistema urinário como dificuldades para urinar, dor nos rins, dor durante as relações sexuais e em caso de doenças sexualmente transmissíveis.

Os homens a partir dos 50 anos devem anualmente terem uma consulta para avaliar a próstata, mesmo que não haja sintomas, já que se trata de uma doença com incidência maior em homens após os 50 anos, e para quem tem receio desse exame, lembre-se, ele leva menos de 10 segundos!

Caso haja na família, outros familiares próximos com câncer de próstata, é necessária uma consulta por ano a partir dos 40 anos, em que será feito o exame do toque retal e outros para avaliar o funcionamento da próstata e, assim, prevenir a ocorrência do câncer.