Imagen post

Você sabe quais líquidos deve consumir e quais evitar para a formação de cálculos renais ?


Se você é uma pessoa que sofre de cálculos renais já deve ter ouvido que precisa ingerir bastante líquido. Mas afinal, todo líquido evita a formação de cálculos?

A formação de cálculos se dá através de 5 processos: saturação, nucleação, cristalização, agregação e retenção.

A etapa de saturação corresponde a uma concentração de partículas na urina maior do que sua capacidade de dissolução. Logo essas partículas ficam em suspensão e se juntam para formar o cálculo. Quanto mais água tiver na urina mais difícil vai ser das partículas atingirem o ponto de saturação evitando a formação dos cálculos.
Por isso sem dúvida alguma a ingestão de água é benéfica para formadores de cálculos. Mas cuidado pois nem todos os líquidos evitam a formação de cálculos.

Bebidas ricas em sódio como refrigerantes e sucos industrializados podem aumentar a eliminação de cálcio pelos rins e por isso facilitar a formação de cálculos. Já as bebidas alcoólicas promovem desidratação, por alterarem a produção de um hormônio chamado vasopressina, e ao contrário do que muitos pensam, podem aumentar significativamente a formação de cálculos renais.

A ingestão de sucos cítricos como suco de limão, que é rico em citrato de potássio, pode exercer um efeito protetor adicional para pacientes específicos como portadores de cálculos de ácido úrico ou oxalato de cálcio.

A água com gás hidrata da mesma maneira que a sem gás, e por isso pode também ser consumida com o intuito de reduzir a formação de cálculos renais.